• Priceless Consulting

5 Benefícios para o seu negócio ao usar um CRM

Atualizado: 16 de Jun de 2019

CRM ou Customer Relationship Management é um sistema que visa melhorar o relacionamento com os clientes existentes, encontrar potenciais novos clientes e reconquistar ex-clientes. Este sistema pode ser implementado com software que facilita a recolha, organização e gestão das informações dos clientes.


Os CRMs deixaram de ser apenas para organizações de grande dimensão e com preços de licenciamento elevados, e passaram a existir soluções com óptima relação custo-benefício e vocacionadas para as pequenas e médias empresas. Projetado para otimizar os seus processos de negócio, um CRM pode ser uma das ferramentas de gestão mais poderosas no seu arsenal. Veja de seguida como os benefícios do CRM podem renovar e expandir os seus negócios!


CRM Customer Relationship Management

# 1. Melhorar a satisfação do cliente

Um dos principais benefícios de usar um CRM é melhorar a satisfação do cliente. Ao usar esta estratégia, todas as transações envolvendo serviços, marketing e a venda de produtos e serviços aos clientes podem ser conduzidas de maneira organizada e sistemática. Também pode fornecer um melhor serviço aos clientes por meio de um melhor entendimento dos seus problemas. Por exemplo, se precisar de resolver um problema de um cliente, os seus colaboradores no serviço ao cliente poderão analisar todas as atividades relativas a esse cliente, incluindo compras anteriores, preferências e qualquer outra coisa que possa ajudar a encontrar uma solução rapidamente. Desta forma, poderá receber feedback contínuo dos clientes sobre os seus produtos e serviços.


# 2. Melhorar a retenção de clientes (e a receita financeira)

Ao usar uma estratégia de CRM na sua empresa, irá melhorar a taxa de retenção de clientes - o que geralmente se traduz em maior receita para a sua organização. De acordo com a Harvard Business Review, uma redução de 5% na sua taxa de clientes perdidos pode aumentar os lucros entre 25% a 85%. No que diz respeito aos benefícios do CRM, este é um benefício de ouro, não só não irá perder esta receita como evita que o cliente transite para um dos seus concorrentes

Usando os dados recolhidos, a sua equipa pode abordar contas em risco de forma proativa, bem como contactar clientes satisfeitos no momento certo, para incentivar a repetição de compra.


# 3. Melhor comunicação interna

Implementar uma estratégia de CRM ajuda a construir uma melhor comunicação dentro da empresa. A partilha de dados dos clientes entre diferentes departamentos permitirá reforçar o trabalho em equipa e ajudar a otimizar a experiência do cliente. Cada colaborador também poderá responder, de forma célere, às perguntas dos clientes sobre o que está a acontecer com os seus produtos ou serviços. Funcionando como uma equipa bem informada, ajudará a aumentar a eficiência geral da empresa e oferecer um melhor atendimento aos clientes.


# 4. Optimizar o marketing

Outro importante benefício do CRM? Ele permite que tenha um programa de marketing mais direcionado e econômico. Compreendendo as necessidades e o comportamento dos seus clientes, poderá identificar o timing correto para promover o seu produto. Um CRM também ajudará a segmentar os clientes e a fornecer informações sobre quais são os grupos de clientes mais lucrativos. Usando estas informações, pode configurar campanhas relevantes para cada grupo e executá-las no momento certo. Ao otimizar os recursos de marketing desta maneira, estará a concretizar a melhor chance possível de aumentar a receita da sua empresa.


# 5. Capturar tendências valiosas

Quão bem a sua organização está realmente a executar a estratégia? Como um CRM armazena todas as informações num local centralizado, isto facilita muito a análise do seu desempenho como um todo. Ao identificar informações importantes, como receita gerada, leads e resultados das campanhas de marketing, poderá gerar facilmente relatórios com as principais métricas de análise do negócio. Melhor qualidade nos dados dos relatórios significam que irá ser capaz de tomar decisões de negócios eficazes e melhorar a receita no longo prazo.


Um CRM também maximiza o desempenho do seu negócio

Um sistema de CRM pode ajudar a maximizar o desempenho do seu negócio, ao aumentar as suas oportunidades de vendas cruzadas (cross selling) e vendas de maior valor (up selling). Up-selling é quando propõe aos clientes uma atualização ou produtos premium relacionados à sua compra. Cross-selling é quando propõe produtos complementares que se enquadram na mesma categoria da sua compra. Ambas as estratégias de vendas podem ser facilmente conduzidas com um CRM, pois irá ter uma compreensão sobre os seus desejos, necessidades e padrões de compra. Ter estas informações numa base de dados central significa que, quando surge uma oportunidade, a sua equipa de vendas está preparada para converter a oportunidade em transação e assim aumentar as receitas da empresa.


Solicitar mais Informações

9 sinais de que a sua empresa precisa de um software CRM urgentemente

Como selecionar um parceiro de implementação de CRM


Priceless Consulting | CRM Portugal | Customer Relationship Management

61 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2019 por Priceless Consulting.