• Priceless Consulting

7 sinais de que o seu negócio precisa de um CRM para ontem!!

Atualizado: 29 de Abr de 2019

Se a sua organização não tiver um banco de dados de clientes utilizável, é sinal de que você precisa de um sistema de CRM


CRM Customer Relationship Management

A maioria das organizações acredita que o atendimento ao cliente é essencial para o seu sucesso. Mas, embora compreendam a importância do atendimento ao cliente, elas acham que acompanhar as necessidades dos clientes é mais difícil do que lutar com um gigante.


A principal razão para isso é a dependência de mecanismos rudimentares de rastreamento, como caneta e papel, ou a mente. A mente só se pode lembrar de muito. Na era distraída de hoje, a memória desaparece mais rapidamente. E é fácil perder o papel ou não lembrar de onde alguém anotou um detalhe importante sobre um cliente.


A solução é simples - abraçar a tecnologia. Pode facilitar a vida da sua organização e, ao mesmo tempo, quadruplicar a sua produtividade.


A maioria das pessoas associa tecnologia a smartphones. Mas é muito mais. A tecnologia que pode resolver todas as suas azias é o software Customer Relationship Management (CRM).


O que é CRM?


O CRM é uma estratégia para gerir os relacionamentos da sua organização com clientes atuais e clientes potenciais. O software CRM permite que você fique conectado a eles, agilize os processos de vendas e pós-vendas e melhore a produtividade.


O objetivo do CRM é simples - melhorar os negócios.


De acordo com um relatório da Gartner, o CRM tornou-se o maior mercado de software em 2017 e continua a crescer em ritmo acelerado.


O seu negócio precisa de um?


Você conhece os desafios que enfrenta em relação às interações oportunas com os clientes. Mas tenho a certeza de que a pergunta em sua mente agora é: "Preciso de um CRM?"


O resto deste artigo irá responder a essa pergunta urgente.


Três aspectos cruciais para o sucesso da sua organização são:


a) Detalhes do cliente


b) Gestão de vendas


c) Suporte pós-venda


Vamos examinar cenários comuns em cada um deles.


a) Detalhes do cliente:


Cenário 1: você não tem um banco de dados consolidado e atualizado dos seus clientes. Os detalhes estão dispersos nos seus telefones e nos dos seus vendedores, ou nas planilhas do Excel e do Tally.


Cenário 2: um dos seus funcionários precisa dos detalhes de contato de um cliente. Porque não pode encontrar, ele pergunta-lhe sobre isso. Mesmo você não tem a certeza se esses dados são relevantes porque você atualizou-os há dois anos.


Se a sua organização não tiver um banco de dados de clientes utilizável, isso indica que você precisa de um sistema de CRM. Isso pode parecer um pequeno problema no momento, mas terá repercussões de longo alcance a longo prazo.


O software de CRM é um local único para armazenar todos os detalhes importantes dos seus clientes. Não apenas os números de contato, mas também o que eles compraram e quando, quantas interações tiveram com você e assim por diante.


Se for baseado na nuvem, a sua equipa poderá acedê-lo em qualquer lugar.


b) Gestão de vendas


Cenário 1: Durante as revisões, os seus vendedores falam sobre o mesmo pipeline reciclado mês após mês. Quando você aponta, eles dão razões como “a pessoa em questão não está disponível” ou “as reuniões estão em andamento”. Você duvida com razão da credibilidade dessas palavras, mas não tem nada para provar isso.


Cenário 2: você encomendou a uma agência de marketing digital para gerar leads. A cada semana, a agência envia muitos leads, mas você não tem ideia se a sua equipa agiu sobre eles. Você também não sabe quanto tempo cada vendedor leva para fechar uma transação ou se os leads são relevantes para o seu produto.


Cenário 3: por muito tempo, nenhum vendedor chama um cliente atual ou cliente potencial. Às vezes, eles recebem chamadas de três vendedores em um dia. O cliente zangado pergunta se o seu pessoal está brincando.


Se esses cenários forem comuns na sua organização, você está a perder dinheiro com recursos que interagem mal com os clientes atuais e potenciais clientes. Ou pior, em recursos que não interagem com eles.


E você pergunta-se por que as vendas caíram.


Quando você implementa o software CRM, os vendedores atualizam os seus status de reunião. Você pode usar esses status para acompanhar o progresso deles e pressionar se eles estiverem em círculos.


Uma ferramenta de CRM também permite rastrear o tempo entre um lead sendo atribuído a um vendedor e o primeiro contato. Quando você diminui esse tempo, aumenta as chances de conversão. Você também sabe se os leads recebidos das campanhas são relevantes ou não. Assim, você pode fornecer feedback à sua agência de marketing sobre o mesmo e melhorar seu ROI.


c) Suporte pós-venda


Cenário 1: um cliente zangado liga para si porque o problema dele não é abordado há mais de uma semana. Quando você levanta a preocupação com a sua equipe de suporte, eles afirmam ter resolvido isso.


Cenário 2: a sua equipa de pós-venda resolve um problema para o cliente, que é diferente do que ele criou. E você não consegue descobrir quem está certo - a sua equipa ou o cliente.


Isso geralmente ocorre devido à falta de clareza na documentação e compreensão. Envolve retrabalho, desperdício de tempo e uma potencial rotatividade de clientes.


Uma ferramenta de CRM é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente. Isso significa que ele não pára com uma venda. Ele permite que você adicione tickets de suporte e rastreie seus status.


Se a sua equipa de suporte perder um prazo para resolver um problema, a ferramenta enviará um e-mail para você. Isso significa que você pode agir antes que o problema se agrave. Também torna a sua equipa de suporte mais responsável desde que você possa acompanhar a sua eficácia.


Resumindo


O software CRM traz transparência e reduz a ambiguidade. Utilizá-lo da maneira correta eliminará a necessidade de listas de tarefas para monitorar o desempenho. Os dados permitirão que você acompanhe a eficiência e a eficácia do seu pessoal. Tudo isso leva a um aumento na produtividade e receita.


Priceless Consulting | CRM Portugal | Customer Relationship Management




18 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2019 por Priceless Consulting.