• Priceless Consulting

9 sinais de que a sua empresa precisa de um software CRM urgentemente

Atualizado: 4 de Jun de 2019


No mundo hipercompetitivo em que vivemos, todos os pontos de contato com os clientes atuais e com os potenciais novos clientes são importantes. Como compradores, todos somos impacientes e esperamos respostas rápidas, bem informadas, e exigimos o melhor serviço.


Como vendedores de produtos e serviços, entendemos que o sucesso das nossas equipas de Marketing, Vendas e Serviço ao Cliente depende em grande parte da sua capacidade em transmitir as informações certas no momento certo. Neste cenário, não é surpresa que as empresas sintam uma necessidade premente de encontrar uma forma de gerir melhor as interações com os clientes.


CRM Vendas & Marketing
CRM Customer Relationship Management


Quando se trata de uma pequena empresa com uma dúzia de clientes e algumas consultas por dia, pode recorrer a folhas de calculo para gerir os dados dos seus clientes. No entanto, à medida que a sua empresa cresce, gerir e partilhar informações de clientes em folhas de calculo torna-se muito difícil. A modificação acidental de dados, a falta de automatização dos alertas comerciais, os fracos recursos de relatórios e a incapacidade de integração com outras aplicações podem transformar-se rapidamente num pesadelo para as suas equipas de vendas, suporte e marketing.


E a dura realidade dos negócios, tais como vendas em queda, acumulação de pedidos de suporte ou feedback negativo do cliente, provocam a necessidade premente de implementar um sistema de CRM (Customer Relationship Management).


Aqui estão 9 sinais que indicam que a sua empresa necessita de um software CRM urgentemente:


1. Fraco conhecimento do cliente: os dados dos seus clientes estão distribuídos em várias folhas de calculo e softwares desconexos. Como resultado, não consegue ter uma visão integral do seu cliente.

2. Não saber de onde vêm as leads de melhor qualidade: não se consegue acompanhar claramente a origem das leads para identificar os canais de marketing mais lucrativos.

3. As equipas e os colaboradores não são tão produtivos quanto desejariam: passam a maior parte do tempo a atualizar folhas de calculo, a pesquisar informações de clientes e a enviar e-mails para partilhar informações relacionadas a transações.

4. Conflitos constantes entre contas e territórios: os membros da equipa comercial não sabem claramente quem está a trabalhar em qual conta (cliente) e, como resultado, dois ou mais vendedores acabam por concorrer entre eles pela mesma conta.

5. As oportunidades de negócio vão-se perdendo: não se consegue atribuir as oportunidades de forma eficiente aos vendedores ou definir alertas e lembretes de acompanhamento.

6. As solicitações dos clientes estão a acumular-se: a equipa de suporte ao cliente não tem informações completas sobre o cliente para responder às consultas rapidamente.

7. Não é possível acompanhar todas as atividades comerciais: não consegue saber quantos telefonemas de vendas são feitos todos os dias, quantos e-mails de clientes são respondidos ou quantos e-mails de marketing são enviados.

8. Os seus clientes expressam insatisfação ou abandonam a sua empresa: os clientes reclamam cada vez mais do atraso na resolução dos problemas ou de serem rejeitados e reencaminhados de um departamento para outro.

9. Toma as suas decisões de negócio com base em informação incompleta ou pouco fiável: está a ter problemas em analisar e confiar nos dados, não tem insights rápidos e fiáveis sobre os seu processos de negócios.


Um sistema de CRM bem implementado centraliza todos os dados relacionados aos clientes, dando às equipas voltadas para o cliente - marketing, vendas e suporte - uma compreensão completa e alinhada dos clientes e das suas necessidades. Como resultado, ajuda-os a tomar melhores decisões sobre como atender melhor e desta forma fortalecer os relacionamentos com os clientes.


Solicitar mais informações

5 melhores técnicas para retenção de clientes

CRM Vendas & Marketing



Priceless Consulting | CRM Portugal | Customer Relationship Management

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo