Priceless Consulting
9 sinais de que a sua empresa precisa de um software CRM urgentemente
Updated: Jun 4, 2019
No mundo hipercompetitivo em que vivemos, todos os pontos de contato com os clientes atuais e com os potenciais novos clientes são importantes. Como compradores, todos somos impacientes e esperamos respostas rápidas, bem informadas, e exigimos o melhor serviço.
Como vendedores de produtos e serviços, entendemos que o sucesso das nossas equipas de Marketing, Vendas e Serviço ao Cliente depende em grande parte da sua capacidade em transmitir as informações certas no momento certo. Neste cenário, não é surpresa que as empresas sintam uma necessidade premente de encontrar uma forma de gerir melhor as interações com os clientes.

Quando se trata de uma pequena empresa com uma dúzia de clientes e algumas consultas por dia, pode recorrer a folhas de calculo para gerir os dados dos seus clientes. No entanto, à medida que a sua empresa cresce, gerir e partilhar informações de clientes em folhas de calculo torna-se muito difícil. A modificação acidental de dados, a falta de automatização dos alertas comerciais, os fracos recursos de relatórios e a incapacidade de integração com outras aplicações podem transformar-se rapidamente num pesadelo para as suas equipas de vendas, suporte e marketing.
E a dura realidade dos negócios, tais como vendas em queda, acumulação de pedidos de suporte ou feedback negativo do cliente, provocam a necessidade premente de implementar um sistema de CRM (Customer Relationship Management).
Aqui estão 9 sinais que indicam que a sua empresa necessita de um software CRM urgentemente:
1. Fraco conhecimento do cliente: os dados dos seus clientes estão distribuídos em várias folhas de calculo e softwares desconexos. Como resultado, não consegue ter uma visão integral do seu cliente.
2. Não saber de onde vêm as leads de melhor qualidade: não se consegue acompanhar claramente a origem das leads para identificar os canais de marketing mais lucrativos.
3. As equipas e os colaboradores não são tão produtivos quanto desejariam: passam a maior parte do tempo a atualizar folhas de calculo, a pesquisar informações de clientes e a enviar e-mails para partilhar informações relacionadas a transações.
4. Conflitos constantes entre contas e territórios: os membros da equipa comercial não sabem claramente quem está a trabalhar em qual conta (cliente) e, como resultado, dois ou mais vendedores acabam por concorrer entre eles pela mesma conta.
5. As oportunidades de negócio vão-se perdendo: não se consegue atribuir as oportunidades de forma eficiente aos vendedores ou definir alertas e lembretes de acompanhamento.
6. As solicitações dos clientes estão a acumular-se: a equipa de suporte ao cliente não tem informações completas sobre o cliente para responder às consultas rapidamente.
7. Não é possível acompanhar todas as atividades comerciais: não consegue saber quantos telefonemas de vendas são feitos todos os dias, quantos e-mails de clientes são respondidos ou quantos e-mails de marketing são enviados.
8. Os seus clientes expressam insatisfação ou abandonam a sua empresa: os clientes reclamam cada vez mais do atraso na resolução dos problemas ou de serem rejeitados e reencaminhados de um departamento para outro.
9. Toma as suas decisões de negócio com base em informação incompleta ou pouco fiável: está a ter problemas em analisar e confiar nos dados, não tem insights rápidos e fiáveis sobre os seu processos de negócios.
Um sistema de CRM bem implementado centraliza todos os dados relacionados aos clientes, dando às equipas voltadas para o cliente - marketing, vendas e suporte - uma compreensão completa e alinhada dos clientes e das suas necessidades. Como resultado, ajuda-os a tomar melhores decisões sobre como atender melhor e desta forma fortalecer os relacionamentos com os clientes.
5 melhores técnicas para retenção de clientes
Priceless Consulting | CRM Portugal | Customer Relationship Management