• Priceless Consulting

Aumentar Vendas através do CRM

Um software de gestão da relação com os clientes (CRM - Customer Relationship Management) pode ser usado para muito mais do que apenas gerir a relação comercial. Utilizado de maneira correta, pode tornar a sua Organização mais eficiente, mais rápida e, consequentemente, mais lucrativa. De seguida apresentam-se 5 aspectos cruciais dum CRM que em conjunto contribuem para o crescimento das vendas da sua empresa.



1. CAPTURA DE LEADS

Capturar novos leads (potenciais novos clientes) no seu CRM é uma das maneiras mais simples de gerar crescimento nas vendas, desde que exista uma postura pró-ativa.

Uma das ferramentas base é o envio de campanhas de Email marketing em que se torna possível medir o "lead engagement score" (número de vezes que aquela Lead abre o seu email, clica nos links, etc) e desta forma direccionar os esforços comerciais para as Leads com maior interesse na oferta da sua empresa.

Também a interligação do CRM com o website da sua empresa é extremamente importante, ao ser possível, por exemplo, criar automáticamente a nova Lead no CRM sempre que alguém preenche um formulário no website da sua empresa e desta forma enviar respostas mais atempadas e fazer um rastreamento posterior evitando que estas novas Leads se percam pelo caminho.


2. PARTILHA DE INFORMAÇÃO ENTRE A EQUIPA

Na maioria das empresas que não usa um CRM, costumam existir diversos silos de informação (ficheiros Excel, Email, Outlook, etc) desconexos e não integrados que tornam impossível a existência de um repositório único central dos clientes com a informação permanentemente atualizada por todos os elementos da equipa.

Através da implementação de um sistema CRM, cada ficha de cliente fica com o histórico associado com todas as actividades comerciais (Emails, reuniões, telefonemas, propostas, etc) bem como todos os negócios em curso e já concluidos.

Desta forma, todas as atividades diárias da equipa comercial ficam registadas no CRM associadas aos respetivos clientes o que torna a informação mais rica para todos e que evita, caso algum elemento da equipa saia da empresa, que se perca toda a informação dos clientes que estavam a ser acompanhados por aquele comercial que saiu.


3. MONITORIZAR O CICLO DE VENDAS

Controlar em permanência o ciclo de venda de todos os negócios correntes é crucial para interagir com os clientes nos momentos certos e não se perder nenhuma oportunidade de fazer o negócio avançar para a fase seguinte.

Se está insatisfeito com a actual taxa de conversão das vendas na sua empresa, a implementação de um sistema de monitorização inteligente irá ajudá-lo a aumentar as vendas. O CRM pode ser usado para monitorizar cada fase do processo de vendas, lembrando o que foi e o que não foi feito e o que precisa ser feito a seguir - a melhor maneira de optimizar as interações da sua equipa comercial com os clientes.


4. RASTREAR A PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Todos os Leads (cliente potencial) no seu CRM podem estar linkados com os perfis dessas pessoas nas redes sociais (Linkedin, Facebook, etc) o que permite obter informações preciosas sobre as preferências dos seus clientes atuais e futuros.

Ao fazer-se este rastreamento automático da presença social do seu potencial cliente dentro do CRM significa que irá entender melhor as necessidades dele, o que, por sua vez, resulta numa oferta mais adequada e uma maior probabilidade de fechar a venda.


5. ALERTAS INTELIGENTES

Um dos principais benefícios do CRM é a otimização da gestão das atividades comerciais. Através de um sistema integrado de alertas inteligentes (smart alerts) o sistema notifica os colaboradores da sua empresa sempre que por exemplo um determinado negócio já não tem nenhuma atividade há mais de 15 dias ou quando se atinge a data em que nos comprometemos a enviar alguma informação ao cliente como por exemplo a proposta.

Com bastante flexibilidade, é possível parametrizar no CRM todas estas regras de negócio das empresas e criar uma série de automatismos que aumentam muito a produtividade das equipas comerciais.

O uso de um sistema CRM para aumentar as vendas pode ser feito de várias maneiras. Seja através de técnicas de Marketing ou Comerciais, ter todos os departamentos da sua empresa a trabalhar no mesmo sistema irá tornar a informação mais rica e atualizada, gerar ganhos de produtividade para todos e aumentar a taxa de conversão nas Vendas.


Solicitar mais Informações

9 sinais de que a sua empresa precisa de um software CRM urgentemente

Como selecionar um parceiro de implementação de CRM


Priceless Consulting | CRM Portugal | Customer Relationship Management

94 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2019 por Priceless Consulting.